Trecho do texto do curador Jailton Moreira no catálogo da mostra Convivências. Dez anos da Bolsa Iberê Camargo, de 12 de novembro de 2010 a 20 de fevereiro de 2011 em Porto Alegre.
Participei como júri da última edição da Bolsa Iberê Camargo que contemplou o projeto de Letícia Cardoso Austin <-> Paris: um ruído entre Jane e Travis com uma residência no Blantom Museum. Inspirada no filme de Wim Wenders – Paris, Texas – ela propôs fazer uma viagem pelo deserto americano até a cidade de Paris, cumprindo assim o ideal de Pasárgada acalentado pelos personagens do filme: a busca de um lugar de trégua e felicidade possível. Durante o trajeto, Letícia gravaria pequenas cenas, colhidas com o telefone celular para depois editá-las em contraponto à sequência do filme quando o telefone é ao mesmo tempo aparelho de aproximação e distância entre Jane e Travis. Visitando Letícia no outono chuvoso de Florianópolis, comentei a possibilidade de utilizarmos o auditório da Fundação como espaço adequado para a exibição do seu trabalho, já que no filme de Wenders o paralelo da sequência do peep show com o público da sala de cinema é evidente. Da mesma forma que o personagem masculino, praticamos o voyeurismo ao mergulharmos, protegidos pelo anonimato da escuridão, num plano repleto de luzes onde a vida se teatraliza. O ambiente de uma sala de projeção é insubstituível para que este espelhamento possa ser provocado. Letícia aceitou, animada, o desafio”.
Paris/Texas/Austin/Florianópolis/Porto Alegre
Translated by Cristian Maia.
I participated as a jury in the last edition of the Iberê Camargo Scholarship, which included Letícia Cardoso’s project “”Austin to Paris: a noise between Jane and Travis with a residence at Blantom Museum.Inspired by Wim Wenders’ film – ‘Paris, Texas’ – she proposed taking a trip through the desert to the city of Paris, thus fulfilling the ideal of Pasargada cherished by the Movie characters: the search for a place of truce and possible happiness. During the journey, Letícia would record small scenes, taken with the cell phone and then edit them as a counterpoint to the sequence of the film when the phone is at the same time a device of approximation and distance between Jane and Travis. Visiting Letícia in the rainy autumn of Florianópolis, I commented on the possibility of we use the Foundation’s auditorium as a suitable space for the exhibition of her work, since in Wenders’ film, the parallel of the peep show sequence with the movie theater audience is evident. Like the male character, we practice voyeurism by we dive, protected by the anonymity of darkness, in a plane full of light where life is theatrics. The environment of a projection room is irreplaceable so that this mirroring can be provoked. Letícia accepted the challenge, excited”.