sobre a cor em Improviso cromático / about color in chromatic improvisation

Texto de Daniela Vicentini

Texto de Daniela Vicentini, 2016.

Improviso me parece a palavra certa para o título da exposição de Letícia Cardoso, que acontece no Museu da Universidade, no centro de Florianópolis. Composta por objetos que se relacionam junto a interferências feitas especificamente nesse espaço, a mostra aglomera elementos que pulsam possibilidades de desdobramentos.

Alguns destes são partes de outras obras da artista – enormes saias usadas em performances que ela realiza em cidades – ou reconfigurações de projetos que não puderam ser realizados: os objetos de vidro, num projeto ainda não realizado da artista, nasceriam do processo de vidro soprado, confeccionados junto à fábrica para a construção de uma forma escultórica; para Improviso Cromático, a artista encontrou objetos que são usados para chope em metro e o utilizou como elemento do trabalho.

Ocorre também o improviso de pegar recortes de papéis e aplicar nos vidros das janelas com fita, sem esconder a fita, desenhar com espuma de barbear nas paredes, ajustar tecidos no chão, relacionar as coisas de determinado modo. Como diz a artista, viver por uma semana na sala de exposição como num ateliê. A potência de Improviso Cromático é a evidência de algo em processo.

As cores ocorrem, a princípio, de três maneiras: nos vitrais, nos tecidos, refletidas nos objetos de vidro dispostos no chão.

Pelas fotografias da instalação, esperava encontrar o vitral, como normalmente ele opera, como vidros que dão cor ao espaço de dentro: colorem as salas e os corpos que passam por ele. Mas o que vi primeiro foi como naquele sótão o colorido das janelas pinta as ruas, as pessoas, o recorte de cidade e suas paredes e janelas e telhados e muros e montanhas. Esse lugar no alto de um edifício antigo, uma sala de fundo, que parece inventada, adaptada numa reformulação da arquitetura antiga. Dali como que espionamos a cidade, observatório do entorno.

Em vitrais, a luz de fora potencializa a cor do vidro, põe em evidência o desenho que nos banha de luz. De fora para dentro. Assim se dá na arte contemporânea, por exemplo, nos trabalhos de Lúcia Koch, que, por meio da fotografia, tem forte semelhança com a ação de Letícia Cardoso. Mas, em Lúcia, ocorre justamente o foco para o espaço de dentro, com filtros nos vidros colorindo chão e parede, por vezes promovendo o surgimento de cores complementares no espaço, imprimindo cores em nosso corpo a transitar.

De início, o colorido das janelas na ação de Letícia Cardoso fez com que a cidade recebesse instantes de cor. Tive a sensação de que aquela sala poderia ficar assim para sempre.

Num segundo momento, passei a olhar dentro. Vi rosas e laranjas no chão de madeira e encantei-me quando percebi que o rosa do vidro tornava-se violeta sobre a superfície azul escura do beiral das janelas. Observei as diferenças, as transformações. O laranja, em verde. Outras cores apareceram sobre a superfície azul. Isso é algo próprio do improviso, normalmente as salas de exposição são brancas, espera-se uma neutralidade, o azul trouxe a surpresa de outras cores. Pelos anteparos opacos da arquitetura – chão de madeira, paredes escuras – a cor/luz de dentro apenas insinua-se. Por isso, o impacto inicial com a ação da cor no exterior.

O tecido é cor /matéria. Sabemos que o tecido em faixas coloridas disposto no chão é uma saia utilizada em performances. Não deixa de remeter aos corpos em movimento da cor posta a rodar na cidade. O corpo/cor na cidade.

Ao chão, o panejamento é símbolo da luz que se transforma em matéria. Assim, do quadrado azul da janela como que sai o azul do tecido; do laranja-luz, o laranja-tecido. Cor/luz e cor/matéria.

A matéria é cetim que, por sua vez, tem brilho intenso e devolve luz ao espaço. Lembramos das pinturas de Ingres e seus corpos moles envoltos em texturas de cetim e veludos, a potência da superfície e da pele nos quadros do pintor francês.

Num terceiro acontecimento da cor, há algo de precioso. Talvez pela própria fragilidade do vidro. Seguindo, no entanto, o pensamento que tracei até agora da relação entre interior e exterior, nas esferas de vidro algo novo acontece: cada esfera reflete todas as janelas do ambiente, algumas menores, outras maiores, umas parecem estar na superfície de cima e outras na de baixo. Assim, na esfera, vejo que alguns castelos são erigidos, como num desenho de Escher. Há algo de onírico nessa atmosfera. Um conto de fadas. Nesse castelo de vidro, ninguém estranharia alguém rodando com sua saia grande e colorida de cetim.

As cores nesses três acontecimentos criam situações de exteriores e interiores, criam possibilidades poéticas para os corpos no espaço. As cores ocorrem da amplitude da cidade a um pequeno castelo que poderia se aconchegar entre as mãos. As cores das grandes janelas reais e as pequenas refletidas nos vidros.

Bem, temos a parede azul em que Letícia desenha com espuma branca de barbear. Não podemos deixar de mencionar uma discussão que dá tanto pano para a manga na arte desde o século 15, uma disputa entre desenho e cor. O assunto é longo, dividiu florentinos e venezianos, Poussin e Rubens, Ingres e Delacroix, até chegar aos impressionistas, quando a querela de certa forma se dissipa com toda a construção da pintura, seu desenho dado pela cor. Cézanne desenha com a cor.

Ainda que a cor, e todos os elementos da pintura, ganhem de fato autonomia com a arte moderna, talvez não seja lícito distinguir, mas podemos vislumbrar artistas com a alma mais de desenhistas e outros mais de coloristas, como, respectivamente, em Picasso e Matisse, Pollock e Rothko, Carl Andre e Dan Flavin, Richard Long e James Turrel, Lygia Clark e Hélio Oiticica, Waltercio Caldas e Eduardo Sued.

Nessa instalação de Letícia há elementos de desenho e cor. Inicialmente a cor se conforma com as grades das janelas ou em faixas de tecido. Está circunscrita em desenhos. Risca-se com espuma, o vidro mais fino e alongado em cilindro cria linhas no chão. A superfície de cor do tecido se achega à linha de vidro. No conjunto, a cor se dissipa do desenho, é também luz.

Azul, laranja, rosa, verde e dourado são cores que na natureza se dão no céu e na terra. As primeiras são cores mais atmosféricas de aurora e crepúsculo.

Vejo na espuma sobre a parede azul-escuro, uma reconfiguração de um trabalho da própria artista em que com fios Letícia redesenha as linhas que as ondas deixam na areia. E fotografa vários momentos dessa ação. Os fios fixam os rastros na areia, o murmúrio do mar na terra.

Com a espuma branca na parede azul, a artista cria algo disforme, que escorre, um ruído no encontro reto da parede com o rodapé e o chão. Apropria-se daquilo que seria um fundo da exposição.

O improviso cromático é a potência do murmúrio. Nem toda a janela está coberta com recortes de cor, há um respiro no espaço. Novas cores aparecem lentamente nos lugares de dentro. A saia repousa, pode parecer que alguém saiu correndo dali antes que chegássemos. Os castelos frágeis de vidro desaparecem quando as cores se apagam.

About Color in Chromatic Improvisation by Letícia Cardoso

Text by Daniela Vicentini, 2016.
Translated by Janaina de Santanna.

Improvisation seems to me the right word for the title of Letícia Cardoso’s exhibition, which takes place at the University Museum, in downtown Florianópolis. Composed of objects that relate to interferences made specifically in this space, the show gathers elements that trigger possibilities of unfolding.

Some of these are parts of other works by the artist – huge skirts used in performances that she carries out in cities – or reconfigurations of projects that could not be accomplished: the glass objects, in a project not yet completed by the artist, would be born from the process of blown glass, made at the factory for the construction of a sculptural form; for Chromatic Improvisation, the artist used beer tulips as an element of the work.

There is also the improvisation of taking paper cut outs and applying them to the window glasses with tape, without hiding the tape, drawing on the walls with shaving foam, arranging fabrics on the floor, relating things in a certain way. As the artist says, living for a week in the exhibition room as in a studio. The power of Chromatic Improvisation is the evidence of something in process.

Colors occur, at first, in three ways: in stained glass windows, on fabrics, reflected in glass objects on the floor.

From the installation photographs, I expected to find the stained-glass window, as it normally works, as glasses that give color to the interior space: coloring the rooms and the bodies that pass through them. But at first what I saw was the way in that attic that the colorful windows colored the streets, the people, the city and its walls and windows and roofs and mountains. This place at the top of an old building, a back room, that seems to have been made up, adapted in a remodeling of the old architecture. From there, as if we spied the city, an observatory of the surroundings.

In stained glass windows, the outside light enhances the color of the glass, highlights the design that bathes us in light. From outside to inside. This is what happens in contemporary art, for example, in the work of Lúcia Koch, which, through photography, has a great resemblance with Letícia Cardoso’s action. But, in Lúcia’s work, there is exactly the focus to the interior space, with filters in the glass coloring floors and walls, sometimes promoting the appearance of complementary colors in space, printing colors on our wandering body.

At first, the coloring of the windows in Letícia Cardoso’s action made the city receive glimpses of color. I had the sensation that room could have remained like this forever.

In a second moment, I started to look inside. I saw pink and orange shades on the wooden floor and I was delighted when I noticed that the pink glass turned violet on the dark blue surface by the windows. I observed the differences, the transformations. The orange turned into green. Other colors appeared on the blue surface. This is something intrinsic to Chromatic Improvisation, normally the exhibition rooms are white, one expects a neutrality, the blue color brought the surprise of other colors. Through the dull bulkheads of the architecture – wooden floors, dark walls – the color/light inside just insinuates itself. Therefore, the initial impact with the color action on the outside.

The fabric is color/matter. We know that the fabric in colored stripes laid out on the floor is a skirt used in performances. It reminds us of the bodies in movement of color set in motion around the city. The body/color in the city.

On the floor, the draping is a symbol of light that turns into matter. Thus, the blue square of the window kind of comes out of the blue fabric; from the orange-light, the orange-fabric. Color/light and color/matter.

Matter is satin, which, has intense brightness and adds light to the space. It reminds us of Ingres’ paintings and their soft bodies wrapped in textures of satin and velvet, the power of surface and skin in the French painter’s paintings.

In a third event of color, there is something precious. Perhaps because of the fragility of the glass itself. Following, however, the thought I have traced so far of the relationship between interior and exterior, in the glass spheres something new happens: each sphere reflects all the windows in the environment, some smaller, some bigger, some seem to be on the surface above and others on the surface below. Thus, in the sphere, I see that some castles are raised, as in an Escher drawing. There is something dreamlike about this atmosphere. A fairy tale. In this glass castle, no one would find strange to run into someone in her large, colorful satin skirt.

Colors in these three events create situations of exteriors and interiors, create poetic possibilities for bodies in space. Colors occur from the vastness of the city to a small castle that could be tucked between hands. The colors of the large real windows and the small ones reflected on the glass.

Well, we have the blue wall on which Leticia draws with white shaving foam. We cannot fail to mention a discussion that has given so much food for thought in art since the 15th century, a dispute between drawing and color. The subject is a lasting one, dividing Florentines and Venetians, Poussin and Rubens, Ingres and Delacroix, until it reached the Impressionists, when the quarrel, in a way, dissipates with the whole construction of painting, its design given by color. Cézanne draws with color.

Although color, and all the elements of painting, gain actual autonomy with modern art, it is perhaps not legitimate to distinguish, but we can perceive artists more as draftsmen and others more as colorists, respectively, in Picasso and Matisse, Pollock and Rothko, Carl Andre and Dan Flavin, Richard Long and James Turrel, Lygia Clark and Hélio Oiticica, Waltercio Caldas and Eduardo Sued.

In this installation by Letícia, there are elements of drawing and color. Initially, color is conformed with the window grids or with strips of fabric. It is circumscribed in drawings. There are foam scratches, the thinner and more elongated glass cylinder creates lines on the floor. The colored surface of the fabric meets the glass line. Altogether, the color dissipates from the drawing, it is also light.

Blue, orange, pink, green and golden are colors that in nature are found in the sky and on the earth. The first are more atmospheric colors of dawn and dusk.

I see in the foam on the dark blue wall, a reconfiguration of a work by the artist herself, in which, with threads, Leticia redesigns the lines that the waves leave on the sand. And she photographs several moments of this action. The threads leave traces on the sand, the murmur of the sea on the land.

With the white foam on the blue wall, the artist creates something shapeless, that drips, a noise in the flat meeting of the wall with the baseboard and the floor. She appropriates what would be the background of the exhibition.

Chromatic Improvisation is the power of murmuring. Not all of the windows are covered with color cut outs, there is a breath in the space. New colors slowly appear in the places inside. The skirt rests, it may seem that someone had ran out from there before we arrived. The fragile glass castles disappear when the colors fade.