Texto de Fernando Lindote, artista plástico, 2006.
A proliferação de situações que acontece através do trabalho de Letícia Cardoso se dá em diversos meios, como a pintura, o desenho, o audiovisual e através de intervenções tanto na esfera pública como privada. Desde suas primeiras produções, transita entre meios como quem procura atender as especificações de cada linguagem sem se submeter a nenhuma, situando-se longe das especializações, na medida de sua proximidade com a presença íntima do indefinível de uma poética, que encontra a cada desdobramento de sua obra.
Das oportunidades que tive de acompanhar seu processo de elaboração de um trabalho, guardei a certeza de uma atitude especial em relação à produção de arte: Letícia trabalha sem rede de segurança. Nada garante à artista que os interesses aos quais empenha meses de dedicação e afeto irão resultar em algo como o que costumamos ainda chamar de arte. No começo, são pequenas impressões, anotações de textos ou imagens percebidas com uma ênfase ligeiramente diferente das outras tantas situações cotidianas. A partir daí Letícia imerge por meses ou anos sem saber no que irá resultar. Sem saber se desse mergulho voltará com algo para partilhar conosco.
Letícia opera no espaço silencioso onde a natureza, quase bruta, faz esgarçar nossos sistemas de linguagem como ondas na margem. A matéria de suas obras é como um fio de uma navalha onde a menor ênfase pode desequilibrar a tensão delicada do arranjo. Os assuntos de interesse de Letícia, os materiais que utiliza, os procedimentos que escolhe costumam ser os mais perigosos. O menor descuido pode banalizar a idéia, qualquer grosseria ou pressa pode transformar a obra sentimental ou moralista. Mas Letícia parece ter a posse de um mapa secreto que lhe permite caminhar entre os perigos sem cair nas armadilhas. É uma coragem delicada que conduz os trabalhos de Letícia na sua aventura na linguagem, a qual devemos acompanhar, tal como a artista sem nada nas mãos ou nos olhos como defesa.
Path over the blade edge
Text by Fernando Lindote, plastic artist, 2006. Translated by Cristian Maia.
The proliferation of situations that happens through the work of Letícia Cardoso takes place in several means such as painting, drawing, audiovisual and through interventions both in the public sphere as private. Since her first productions, she has moved between media as if trying to meet the specifications of each language without submitting to any, being far from the specializations, to the extent of its proximity to the intimate presence of the indefinable of a poetics, which he finds in every unfolding of his work.
From the opportunities I had to follow your process of writing a work, I kept the certainty of a special attitude towards the production of art: Letícia works without a network of safety. Nothing guarantees the artist that the interests to which she commits months of dedication and affection will result in something like what we still usually call art. In the beginning they are smallprints, text annotations or images perceived with a slightly different emphasis thanso many other everyday situations. From then on, Letícia immerses herself for months or years without knowing what will work. Not knowing if this dive will come back with something to share with us.
Letícia operates in the silent space where nature, almost brute, makes our systems of language like waves on the shore. The material of his works is like a razor’s edge where the less emphasis can unbalance the delicate tension of the arrangement. The subjects of interest to Letícia, the materials you use, the procedures you choose, are often the most dangerous. The smaller carelessness can trivialize the idea, any rudeness or haste can transform the sentimental work or moralistic. But Letícia seems to have a secret map that allows her to walk among the dangers without falling into the traps. It is a delicate courage that guides Letícia’s work in her adventure in language, which we must accompany, like the artist with nothing in her hands or eyes as a defense.